
PIB E A CONTRIBUIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
O INDICADOR ECONÔMICO MAIS IMPORTANTE PARA O PAÍS
o Produto Interno Bruto é o resultado de todos os bens e serviços produzidos em cada durante todo o ano, e consequentemente, este indicador tem uma relevância importantíssima para cada país. Se o país não estiver produzindo nada, o seu PIB é nada. Se está produzindo muito, o seu PIB é muito. Esta é a foto do país, que os outros países analisam na hora de investir.
COMO ESTÁ O PIB BRASILEIRO?
Em 2021 a posição brasileira no ranking do PIB mundial ficou em Décimo Terceiro lugar. Com todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia do Covid-19, o país se manteve na mesma posição do ano anterior, mesmo com as dificuldades enfrentadas por muitos setores da economia. O setor da construção civil contribuiu muito para que o país não perdesse a posição.
CRESCIMENTO DE 9,7% DA CONSTRUÇÃO CIVIL ANIMA E IMPACTA TODO O MERCADO.
De acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB), a Construção Civil apresentou em 2021 um crescimento de 9,7% e superou os melhores prognósticos para o ano passado. Desde 2010 (13,1%) não se via um desempenho tão expressivo, e ele sucede uma queda de 6,4% no ano de 2020.
Apesar do aumento dos custos dos insumos, a Construção Civil ajudou a impulsionar a economia depois de um ano de constantes ameaças de paralização das atividades dos setores devido a pandemia mundial. A melhora dos índices também refletiu em outras atividades do mercado, os financiamentos imobiliários com recurso da caderneta de poupança tiveram uma alta considerável de 65,7% em relação ao ano de 2020 e totalizaram R$ 205,4 bilhões. Em 2021 foram financiados 886,33 mil imóveis, um recorde histórico anual.
A equipe do Custo Expresso, acompanha mensalmente, o comportamento dos insumos de obras e já apresentamos, aqui, alguns dados deste comportamento.
ABERTURA DE VAGAS DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Percebemos que o mercado de trabalho também vai ser afetado de forma positiva pelos crescimentos apontados, já foram geradas 244.755 novas vagas de emprego com carteira assinada e o número de trabalhadores formais cresceu 11,62% se comparado ao ano anterior. Esse é o melhor desempenho em 12 anos.
Aqui no Custo Expresso, segundo o CTO Carlos Martins, o crescimento de profissionais e pessoas interessadas em construir uma residência nos últimos 6 meses foi de 234,7% em relação a 2021, chegando a históricos R$590 milhões investidos em futuros projetos&obras simuladas.
MOVIMENTAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA
Esse comportamento do setor é saudável porque auxilia a cadeia produtiva. A construção civil é um dos setores que se adapta facilmente à oferta de mão de obra. E quando um setor está retraído a construção absorve rapidamente esta mão de obra ociosa. Porém, é necessário que as obras não parem.
São números muito animadores se considerarmos as dificuldades apresentadas nos anos anteriores, o que nos leva a crer que haverá uma evolução constante nos próximos anos em nosso setor e que ampliam a necessidade de se investir em planejamento para a correta gestão dos custos das obras e investimentos.
Vai construir? Planeje, tenha um orçamento detalhado para ter a obra na sua mão.
Enquanto a economia se ajusta aos novos comportamentos dos consumidores, a melhor dica é: Planejar, planejar e planejar. Não custa nada, em contrapartida, ajuda muito a economizar.
Se tiver alguma dúvida sobre Orçamentos de Obras, leia o nosso artigo:
Esta é mais uma contribuição da equipe do Custo Expresso. Simule o orçamento da sua obra sem custo algum.
Fonte:
CBIC informativo 04/03/2022 & Dados Custo Expresso 07/03/2022